Projeto incentiva a cooperação entre crianças do CEIM Pequeno Príncipe em Chapecó
quarta-feira, 5 de junho de 2013Entre os meses de março e maio deste ano foi desenvolvido, com crianças do maternal do Centro de Educação Infantil Municipal Pequeno Príncipe, o projeto “Eu e o outro, interagindo com cooperação”. O projeto teve como objetivo buscar formas de organizar as relações do grupo no espaço educativo, almejando a melhora na interação, na convivência com os colegas e no desenvolvimento do trabalho pedagógico; instigando o reconhecimento do ‘eu’, a criação do vínculo afetivo, do cuidado, da cooperação e do respeito com o outro.
Além de oferecer alternativas variadas e lúdicas para a construção de sentimento, afetividade e cooperação, a ação visou à construção de combinados envolvendo as crianças, professores e familiares. “Um dos aspectos principais do projeto, foi promover momentos de cooperação, cuidado, ajuda, troca, integração, coletividade e laços afetivos com os colegas”, destaca a professora Betânia Cunico.
Dentre as práticas utilizadas para promover estes momentos na cidade de Chapecó (Estado SC), esteve o estimulo a afetividade; a contação de histórias, cantigas e brincadeiras que aproximaram as crianças, favorecendo o estreitamento dos laços afetivos, o reconhecimento de si e dos colegas como indivíduos que dividem o mesmo espaço.
Durante a execução do projeto, procurou-se envolver as crianças em diversas atividades práticas e lúdicas. As crianças desenvolveram brinquedos que pudessem emprestar uns para o outros e também para levar pra casa e brincar com a família, Além disso, foi criado o Bolo Mágico dos Combinados, ideia retirada do livro “A Velha Maluquete” da autora Ana Maria Machado, que aborda a temática dos combinados.
De acordo com a professora “uma das atividades que as crianças mais se envolveram foi na preparação e degustação do Bolo Mágico dos Combinados, uma vez que quem provasse desse bolo, só falaria palavras doces, bonitas e gentis. Este projeto foi muito significativo, os alunos participaram e demonstraram interesse pelas ações propostas e já é visível o seu avanço quanto às questões dos combinados, empréstimo dos brinquedos, interação e ajuda mútua”, explica.
De acordo com a Secretária Municipal de Educação na cidade de Chapecó, Astrit Tozzo, “envolver as crianças em ações como estas são de fundamental importância para que se consiga estabelecer maior interação entre elas. É dessa forma que as relações de cooperação e afetividade são estimuladas, favorecendo assim, melhor organização no contexto pedagógico e na rotina escolar”, disse.
Fonte: Prefeitura Municipal de Chapecó
Mais notícias sobre Chapecó:
- Aberto período para matrículas na Rede Municipal de Ensino de Chapecó
- Exposições de arte em Chapecó valorizam artistas locais e regionais
- Aberto oficialmente o Festival Nacional de Teatro de Chapecó
- Chapecó: Sede Figueira sedia a 4ª etapa dos Jogos do Interior
- Mais de 700 idosos se preparam para os Jogos Abertos do SuperIdade em Chapecó