Projeto Feito Sob Medida na Passarela é atração em Chapecó
sexta-feira, 20 de setembro de 2013No próximo sábado, dia 21, Chapecó, vai se transformar na passarela da moda. Os holofotes são para a 7ª coleção do Feito Sob Medida.
A produção das roupas e acessórios é resultado do trabalho de doze mulheres artesãs que fazem parte do Projeto Feito Sob Medida da Prefeitura de Chapecó, através da Secretaria de Assistência Social.
“O projeto é uma oportunidade que a Administração Municipal oferece para a mulher artesã mostrar os seus talentos, confeccionar produtos exclusivos e diferenciados que geram renda e contribuem para a auto valorização e empreendedorismo feminino”, salienta a Secretária de Assistência Social, Belenite Frozza.
Este ano, a coleção aborda o tema “Cidade das Rosas/Mulheres”. De acordo com a designer da coleção, Silvia Baggio, é uma homenagem àquelas mulheres que de alguma maneira contribuíram na construção da história de Chapecó.
Para a sétima edição vão estar na passarela 50 looks e cerca de 200 peças e acessórios, criados e confeccionados pelas artesãs. Todas as peças apresentadas são comercializadas após o evento. O valor arrecadado é destinado ao projeto, um percentual para a manutenção do grupo e o restante entre as integrantes.
“É mais um projeto voltado para as mulheres. Uma oportunidade para qualificação profissional e geração de renda. A contribuição de cada artesã faz o sucesso do projeto”, comenta a primeira-dama e coordenadora do desfile, Neyla Caramori.
Vestidos, camisas, blusas, bolsas, colares são algumas peças que estarão na coleção Primavera/Verão. Roupas coloridas vão contar a história e beleza da Cidade das Rosas. Na passarela cores como nude, branco, rosa antigo, vermelho, azul e verde azulado. Entre os tecidos estão a leveza do chiffon, o rústico do linho, a pureza do algodão, a firmeza do jeans, a nostalgia do pique e o conforto da malha. Foi desenvolvida ainda uma padronagem das peças. A estampa personalizada leva os nomes das artesãs.
O Projeto Feito Sob Medida criado em 2010 pela Prefeitura de Chapecó, através da Secretaria de Assistência Social, customiza roupas e acessórios com o objetivo da criação de marca própria para os produtos, oportunizar fonte de renda e dar representatividade à cultura local e regional.
De acordo com a Secretária de Assistência Social, as artesãs desenvolvem e produzem as peças através do reaproveitamento da matéria-prima doada pela indústria têxtil ou pela população em geral, além do material coletado na natureza.
O desfile acontece no próximo sábado, no Salão Nobre, do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, as 16 horas. A entrada é gratuita.
Mais notícias sobre Chapecó:
- Conferência Municipal de Cultura de Chapecó acontece nos dias 5 e 6 de julho
- Pesquisadores comemoram resultado da produção de azeitonas em Chapecó
- Prefeitura de Chapecó terá pondo facultativo no carnaval
- Chapecó comemora Dia Nacional do Apicultor com Feira do Mel
- Parque Tecnológico Chapecó já é realidade