Prefeitura realiza Semana Paulo de Siqueira em Chapecó
segunda-feira, 17 de junho de 2013Foi lançada oficialmente na última sexta-feira, 14, a 4ª Semana Paulo de Siqueira. O evento é realizado desde o ano de 2010 em Chapecó, com a proposta de divulgar a obra do artista e torná-la conhecida na comunidade, contribuindo com a cultura local. O lançamento contou com a participação de artistas e servidores municipais. O Ex-prefeito de Chapecó Milton Sander palestrou sobre a vida, importância e contribuição da obra de Paulo de Siqueira para o município.
A programação inicia na próxima segunda-feira e se estende por toda a semana. Diversas atividades serão desenvolvidas e incluem rodas de conversas e bate papo com os estudantes das escolas de Chapecó. Para a Primeira Dama do município, Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Neyla Caramori, o legado deixado por Paulo de Siqueira tem muito a contribuir com a arte chapecoense. “Esta será mais uma oportunidade dos estudantes e da comunidade conhecer o trabalho deste artista e se interessar mais pelas artes”, salienta.
Outro destaque da Semana será a Maratona do Escritor Chapecoense, no dia 22 de junho, realizada em conjunto com a Semana do Escritor Chapecoense. O evento está programado para o Calçadão da Avenida Getúlio Vargas, no horário das 09h às 15h com declamação de poesias, sessão de autógrafos, varal literário e comercialização de livros. “Queremos divulgar e valorizar o trabalho de Paulo de Siqueira, incentivando o gosto pela literatura”, resalta a Secretária de Cultura Roselaine Vinhas.
A Semana tem a parceria do Museu de História e Arte e do Memorial Paulo de Siqueira. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Cultura, através do telefone 3319-1010.
Paulo de Siqueira
Um dos artistas plásticos mais renomados de Chapecó e região, Paulo de Siqueira, nasceu em 1949, no município de Soledade (RS). Autodidata, construiu uma carreira artística respeitada com conhecimentos adquiridos através de leituras, estudos e intercâmbios culturais.
O artista destacou-se como desenhista e também se dedicou a pinturas, decorações, jornalismo e escultura. Sua trajetória foi marcada por importantes obras de arte, entre elas o monumento “O Desbravador”, hoje símbolo e cartão postal de Chapecó. Paulo de Siqueira faleceu em 1996.
Fonte: Prefeitura Municipal de Chapecó