Mais de 4000 vagas para qualificação em 2014 em Chapecó
quarta-feira, 18 de dezembro de 2013Os últimos dias de 2013 são de comemoração para muitos trabalhadores que concluíram os cursos do PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Um programa do Governo Federal, criado em outubro de 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, visando a melhoria das condições de inserção no mercado de trabalho.
O PRONATEC é gerenciado pela Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social que a partir da demanda do mercado oferta os cursos para qualificação e profissionalização. É feito um levantamento com o Sine, Balcão de Empregos, ACIC, CDL e outras entidades que registram as áreas onde falta mão de obra.
“A Administração Municipal tem o compromisso de combater a pobreza, o desemprego e promover a inclusão social, oferecendo oportunidades de trabalho, formação e qualificação profissional”, salienta a Secretária de Assistência Social, Belenite Frozza.
Em Chapecó, a Prefeitura aderiu ao programa em novembro de 2011, e tem como parceiros: SENAC, SENAI, SEST/SENAT e IFSC. No ano passado foram ofertadas 606 vagas em 34 cursos. De acordo com a Secretária, todo trabalho tem um acompanhamento da rede de serviços da Assistência Social, passando pelo Centro de Referência (CRAS) mais próximo da população e logo após as pessoas são encaminhadas ao mercado de trabalho.
Nesta segunda-feira, dia 16, o SEST/SENAT realizou a formatura de 83 alunos nos cursos de Operador de Escavadeira, Libras Básico, Mecânica de Motores a Diesel e Auxiliar Administrativo.
Na entrega dos certificados, a Primeira-Dama Neyla Caramori, reafirmou o compromisso do município em oferecer os cursos e oportunizar a qualificação. “Vocês se qualificando, vocês melhoram a mão de obra e o trabalho em nossa cidade. E desta forma melhoram também a vida de suas famílias”, comenta Neyla.
A diretora do SEST/SENAT, Geila Beck, avaliou os números de 2013. Através desta parceria com a Prefeitura, foi possível capacitar 502 alunos. “É uma parceria que tem colhido frutos maravilhosos. Vocês alunos são frutos deste trabalho. O conhecimento ninguém vai tirar de vocês, então continuem buscando. Procurem a Secretaria de Assistência Social e façam outro curso para chegar ao mercado, um profissional capacitado e com vontade”, finalizou Geila.
Este ano o PRONATEC disponibilizou em Chapecó, 59 cursos, totalizando 62 turmas e 1738 vagas. Como a Secretaria superou a meta exigida pelo Ministério de Desenvolvimento Social, o Governo Federal autorizou para 2014, a oferta de 4600 vagas.
“Qualificação Profissional é seguramente a via mais rápida para incluir socialmente e economicamente jovens a partir de 16 anos, homens e mulheres que para atender as exigências do mercado necessitam de qualificação”, acrescenta Belenite.
Inscrições
As inscrições para o PRONATEC em 2014, iniciam no dia 20 de janeiro. Para participar é necessário ter idade mínima de 16 anos e a escolaridade exigida para o curso.
As inscrições são realizadas na Secretaria de Assistência Social, mediante a apresentação dos seguintes documentos: Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Comprovante de Endereço e Comprovante de Escolaridade. Para menores de 18 anos é necessário o CPF do responsável legal.
Mais notícias sobre Chapecó:
- Prefeitura oferece palestra aos profissionais da educação em Chapecó
- Sesc de Chapecó oferece oficina de vídeo
- Cursos gratuitos qualificam trabalhadores para o mercado de trabalho em Chapecó
- Escola de Artes de Chapecó oferece bolsas de estudo para a comunidade
- Prefeitura de Chapecó oferece curso de qualificação profissional